O popular aplicativo de streaming pirata, My Family Cinema, foi desativado no último fim de semana, deixando um rastro de consumidores insatisfeitos. O encerramento do serviço ocorreu após uma decisão judicial na Argentina, mas impactou diretamente os usuários no Brasil, que agora questionam sobre o ressarcimento de assinaturas que custavam cerca de R$ 200 por ano.
Desde o desligamento da plataforma, no dia 01/11, pelo menos uma centena de queixas foram registradas em sites de reclamação. Há relatos de clientes que haviam renovado o plano até agosto de 2026 e outros que utilizaram o serviço por apenas três meses após pagar por um ano. O My Family Cinema oferecia planos a partir de R$ 19,99 mensais, disponibilizando ilegalmente conteúdos de empresas como Netflix, Disney e Globo.
A ação judicial na Argentina foi ampla e resultou na desativação de outros 29 serviços de streaming pirata. Entre eles está o Eppi Cinema, que já acumula mais de 1,2 mil reclamações de usuários brasileiros. Com a decisão, o site oficial do My Family Cinema e seus aplicativos para celulares e smart TVs pararam de funcionar, sem qualquer comunicação prévia aos assinantes.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ressalta que o My Family Cinema era frequentemente instalado de fábrica em TV boxes irregulares. A agência alerta que esses dispositivos apresentam riscos à segurança dos usuários, pois podem ser usados para roubo de dados pessoais e para a realização de ataques cibernéticos, como os de negação de serviço (DDoS), além de causar interferências em redes de telecomunicações.
