Google traz Opal ao Brasil e mais 14 países

O Google anunciou nesta terça-feira, 07 de outubro de 2025, o lançamento da ferramenta de inteligência artificial Opal no Brasil. Desenvolvida pelo Google Labs, a plataforma tem como objetivo permitir que usuários criem miniaplicativos usando apenas comandos de texto. Anteriormente, o Opal estava em fase de testes somente nos Estados Unidos desde julho de 2025.

A ferramenta opera por meio de um editor visual simplificado, ideal para quem não possui experiência em programação, utilizando a infraestrutura do próprio Google, incluindo Google Labs, Gemini e APIs do Android. Os usuários descrevem a função desejada para o aplicativo, e a IA constrói um fluxo de trabalho com blocos que representam etapas como “receber dado do usuário”, “gerar texto” ou “exibir imagem”, que podem ser editados individualmente. Após a criação, o miniaplicativo pode ser publicado na web e compartilhado por link.

A expansão global do Opal abrange 14 novos países, além do Brasil, como Canadá, Índia, Japão, Coreia do Sul, Argentina e Colômbia. O Google introduziu também duas importantes atualizações: uma ferramenta de depuração visual para identificar e corrigir erros passo a passo, e otimizações de desempenho que reduzem o tempo de criação de aplicativos, permitindo a execução paralela de fluxos de trabalho mais complexos. A plataforma também oferece uma galeria de criações e a função “remixar”, inspirada em redes sociais como o TikTok.

Este avanço reflete a crescente utilização de inteligências artificiais na criação de aplicativos. O Gemini, por exemplo, já permitia gerar códigos de apps para web desde março de 2025, funcionalidade aprimorada com o lançamento do Gemini 2.5 Pro em maio de 2025. O Opal reforça o compromisso do Google em democratizar o desenvolvimento de miniaplicativos, tornando-o acessível a um público mais amplo.

Fonte: Tecnoblog

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *