A Meta anunciou uma nova política que passará a usar as interações dos usuários com a Meta AI dentro do Instagram e Facebook para a segmentação de anúncios. A medida entrará em vigor a partir de 16 de dezembro deste ano, e as notificações sobre a mudança já estão sendo enviadas aos usuários desde o último dia 7.
Essa alteração significa que consultas feitas à Meta AI podem influenciar diretamente o conteúdo publicitário exibido. Por exemplo, se um usuário perguntar sobre exercícios físicos, ele poderá receber anúncios de produtos como tênis ou roupas de academia. Além dos anúncios, essas interações também servirão de base para a personalização de recomendações de conteúdo nas plataformas.
A empresa esclarece que a mudança valerá apenas para os perfis vinculados na Central de Contas da Meta. Caso o perfil do WhatsApp esteja cadastrado nessa central, as interações com a Meta AI no aplicativo de mensagens poderão ser usadas para anúncios no Instagram e Facebook, mas o WhatsApp em si não deve exibir publicidade. A Meta garante que dados sensíveis, como religião, orientação sexual e preferências políticas, não serão utilizados para essa segmentação.
Contudo, até o momento, não existe uma configuração nativa para desativar especificamente o uso da Meta AI para anúncios segmentados. Os usuários podem ajustar suas preferências gerais na área “Preferência de anúncios”, mas para evitar que as inter interações com a Meta AI sejam usadas para esse fim, a única opção é abster-se de usar a ferramenta.
