A TIM prepara uma atualização significativa para seus clientes de internet fixa, o TIM UltraFibra. A operadora deve passar a oferecer um novo modem compatível com a tecnologia Wi-Fi 7, um dispositivo fabricado pela empresa espanhola Blu-Castle que já obteve homologação da Anatel em 9 de outubro.
O modelo Blu-Castle 7 é um ONT GPON que suporta Wi-Fi 7 nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz. Em termos de conectividade física, ele apresenta cinco portas Ethernet, sendo quatro delas com capacidade de 1 Gb/s e uma de alta velocidade, atingindo 2,5 Gb/s. Além disso, o modem inclui uma saída RJ11 para telefone fixo, uma porta USB-A 3.0 e entrada de 12V para alimentação. A tecnologia GPON atualmente em uso permite downloads de até 2,4 Gb/s e uploads de 1,2 Gb/s.
Essa decisão da TIM contrasta com o movimento de outras grandes operadoras, como Vivo e Claro, que vêm atualizando suas redes para a tecnologia XGS-PON, que pode oferecer velocidades simétricas de até 10 Gb/s. Provedores regionais como Unifique, Alares e Pombonet também já utilizam o XGS-PON, indicando que a TIM manterá o GPON por enquanto.
Apesar da homologação e da iminente adoção do novo modem, a TIM ainda não divulgou quando começará a disponibilizar o aparelho para seus quase 821 mil clientes de fibra óptica. Em setembro, a empresa havia mencionado uma “degustação” da tecnologia Wi-Fi 7, mas sem detalhar as datas de lançamento para o público.
